top of page

COMO VAI SER O NORTEAR 2025 - CÚPULA DOS POVOS - COP 30 

 

A Residência Artística NORTEAR 2025 vai acontecer em 2 etapas:

 

Primeira etapa - encontros online de 27 de outubro a 07 de novembro: Nesse período acontecerão as etapas de criação, desenvolvimento, planejamento e pré-produção, assim como contato com participantes da Cúpula dos Povos. 

Nos encontros online, os participantes apresentarão suas propostas audiovisuais e receberão orientações para a realização de seus projetos com temáticas etnográficos e ambientais voltadas para o evento da Cúpula dos Povos. Também será possível integrar as várias propostas dos participantes do NORTEAR com o intuito de realizar obras mais colaborativas e de maior impacto. Membros convidados da Cúpula dos Povos irão orientar os participantes sobre as mais recentes discussões sobre os eventos climáticos e seus efeitos para as populações do planeta. As propostas devem prever um processo colaborativo e de troca de experiências com aqueles que estarão presentes nas imagens. Os produtos desenvolvidos devem ser pensados como obras de curta duração, mas podem também ser ensaios com a finalidade de servir como material preliminar para o desenvolvimento de obras de maior duração. Qualquer linguagem é permitida, como ficção, documentário, video-arte ou experimental. As propostas podem ter como tema as mais diversas questões da relacionadas às mudanças climáticas e os efeitos dela nas sociedades. A partir das propostas apresentadas a equipe do NORTEAR irá organizar a logística das gravações durante o evento presencial. Conteúdos abordados nos encontros online: Formatos e estéticas audiovisuais. Modos de narrativa documentais. Aspectos técnicos sobre captação de som e imagem. Campanhas de impacto. Organização e pré-produção das filmagens. Contatos com membros da Cúpula dos Povos, agendamentos e pré-produção das gravações.

 

Segunda etapa - presencial de 12 a 16 de novembro em Belém do Pará: os participantes do NORTEAR realizarão as filmagens durante a Cúpula dos Povos, na UFPA em Belém e também em expedições por paisagens de Belém e das ilhas do entorno, conforme as propostas audiovisuais discutidas durante as oficinas virtuais.  Os realizadores estabelecerão contato direto com os participantes da Cúpula dos Povos, registrando suas histórias e lutas, seus projetos, desafios e conquistas. Também poderão visitar projetos ambientais e comunitários em Belém e nas ilhas do entorno. As propostas devem prever um processo colaborativo e de troca de experiências com aqueles que estarão presentes nas imagens. Qualquer linguagem é permitida, como ficção, documentário, video-arte ou experimental. As propostas podem ter como tema as mais diversas questões da relacionadas às mudanças climáticas e os efeitos dela nas sociedades. Durante as gravações presenciais, que acontecem de 12 a 16 de novembro, os participantes estabelecerão contato direto com os membros da Cúpula dos Povos, ouvindo suas histórias e lutas, seus projetos, desafios e conquistas. Base de Apoio para os realizadores: A equipe do NORTEAR contará com uma base de apoio dentro da UFPA, uma sala para guardar equipamentos e carregar baterias, banheiros e área de descanso.

Contato e informações: suportenortear2025@gmail.com

Endereço Rua Augusto Corrêa, 01 – Bairro Guamá – CEP 66075-110Belém – Pará – Amazônia – Brasil

bottom of page